sabe aquele climinha na família em que todos sentem, mas ninguém quer discutir? bem, nós, humanos, estamos vivendo o maior "climão" da história, só que, em vez de ser na sala de estar, é no nosso planeta. e a faísca desse climão é a temperatura subindo - e não, não é só um ano de el niño.
nessa edição, vamos falar sobre como temos ignorado o colapso climático.
é como aquele momento em que alguém mistura o lixo orgânico com o reciclável e você só pensa em dar uma aula de gestão de resíduos, mas fica com medo de ser a ecochata. a diferença é que, agora, não podemos ficar calados. o climão é real e a família somos nós, a galera da Terra.
fica tranquilo, essa newsletter não vai te dar ecoansiedade, mas, quem sabe, um churrasquinho de consciência ambiental.
vendas de produtos orgânicos aumentaram 30% em 2020
um mercado onde a oferta de produtos é menor do que a demanda significa que vale a pena investir na agricultura orgânica, não só pelo seu potencial regenerativo, mas também por $$$.
produzir comida de qualidade levando em consideração a manutenção da biodiversidade, os ciclos naturais e a qualidade do solo elimina os agrotóxicos e o massacre à atividade biológica.
quanto mais vida no sistema, mais equilíbrio!
justiça climática foi um dos temas em destaque no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia
o setor mais impactado pelo clima hoje é a agricultura, por isso, produtores de soja, café, cebola entre outras culturas, estão vivenciando maiores dificuldades e imprevisibilidades no plantio, resultando em aumento nos preços e inseguranças.
a agroecologia é o caminho que une uma agricultura com conceitos ecológicos a condições de trabalho mais igualitárias. por isso, se quisermos salvar a Terra, temos que mudar de menu.
das 6 tendências de comportamento do consumidor para o ano que vem, uma delas é chamada de O ENIGMA DO CLIMA:
todo ano, a Euromonitor, que é uma empresa global de pesquisa de mercado, divulga um relatório sobre tendências de consumo.
estamos cada vez mais exigentes e conscientes das nossas compras, então o enigma do clima são pessoas que fazem escolhas ecológicas, mas querem posturas mais claras das marcas que consomem.
queremos nos associar a organizações que apresentem provas dos seus compromissos ecológicos. chega de promessas vazias ou narrativas falsas.
Quênia decretou feriado para plantio de 100 milhões de árvores contra mudanças climáticas
o Ministério do Ambiente, das Alterações Climáticas e das Florestas do Quênia está fornecendo mudas de árvores para este esforço nacional, liderando a ação contra a crise climática, que tem provocado secas severas no continente africano.
grande exemplo que todos os países deveriam seguir - aqui, inclusive. poderíamos ir além e fazer o dia da agroecologia.
a inesperada volta de baleias azuis ao 'refúgio' onde foram exterminadas
a prova de que se a gente não atrapalhar já melhora. deixar os animais e seus habitats naturais em paz, em algum casos, já induz a regeneração.
mais de 300 mil baleias azuis foram mortas só no Hemisfério Sul, perseguidas por navios baleeiros modernos e rápidos. agora, uma área em torno das ilhas Seychelles foi formalmente protegida em uma troca da sua dívida nacional para proteger seus oceanos.
cerca de 400 mil quilômetros quadrados dos seus mares estão agora protegidos. as baleias azuis – os maiores animais da Terra – estão voltando a habitar uma parte do Oceano Índico, onde foram exterminadas pela caça há décadas.
🕘 os termos usados mudam de acordo com a urgência do clima.
primeiro, tomamos consciência de que estávamos aumentando a temperatura do planeta, então cientistas e líderes se juntaram para definir que a missão era: não passar de 1,5ºC dos níveis pré industriais. e a mídia chamou de aquecimento global.
só que aumentar temperaturas tem consequências e logo descobrimos o aumento de desastres como enchentes, secas, furacões, então começamos e usar mudanças climáticas.
olha que loucura: rolou uma campanha para mudarmos o termo para crise climática porque era mais condizente. crise é um grave desequilíbrio, uma fase de transição para o caos.
agora vivemos na era do choque de realidade, não mais eventos imprevisíveis e esporádicos. o declínio da biodiversidade é nítido e constante, por isso, estamos no colapso climático.
é difícil viver a situação e convidar mais pessoas para olharem um horizonte desesperador, mas ainda podemos fazer o melhor que conseguimos. se não, qual seria a outra opção?
e se você tem interesse em ver toda essa transformação climática por vídeo:
🌱 Brasil tem 1 milhão de hectares de florestas para recuperar em assentamentos rurais da reforma agrária; aliando produção sustentável e regeneração natural implementando Sistemas Agroflorestais (SAFs) em 500 mil hectares de APPs, aponta uma análise do Instituto Escolhas.
🦋 Desmatamento na Mata Atlântica cai 59% entre janeiro e agosto; entre os estados com redução em 2023 se destacam Paraná e Santa Catarina, que historicamente estão entre os que mais desmatam.
🌎 Quilombolas vão à COP28 cobrar justiça climática; terras indígenas e as reservas extrativistas apresentaram mais proteção das florestas do que unidades de conservação de proteção integral ou APAs (áreas de proteção ambiental). nos últimos 35 anos, as terras indígenas protegeram 20% do total de florestas nacionais.
🔥 Como um mundo mais quente afeta a saúde humana; um estudo publicado na revista científica Journal of Community Epidemiology and Health afirma que a exposição prolongada ao calor extremo está associada a um declínio cognitivo.
🔥 Fim dos combustíveis fósseis é necessário para saúde, diz diretor da OMS na COP28; pela primeira vez, a cúpula do clima dedicou um dia temático à agenda da saúde.
🔥 COP 28 atrai US$ 777 milhões para combater doenças tropicais que devem piorar com aumento das temperaturas; junto com outras ameaças à saúde causadas pelo clima, como a desnutrição, a malária, a diarreia e o estresse térmico.
🔥 O que é refúgio climático? a emergência climática leva milhões de pessoas a deixarem suas casas – uma crise humanitária que exige ação imediata.
⚠️ Entenda o caso da mina da Braskem em Maceió/AL; "tragédia anunciada" que pode criar uma região fantasma na cidade, avalia o geólogo Pedro Cortês, professor da USP (Universidade de São Paulo). ele afirma que o local afetado dificilmente será utilizado no futuro.
☢️ Senado aprova projeto que facilita registro de agrotóxicos; entre as principais medidas, está a concentração da liberação de agrotóxicos no Ministério da Agricultura e Pecuária.
aconteceu o Festival de Cultural, ESG e Sustentabilidade
e tivemos a honra de participar do Painel 3: Cultura e ESG na era digital, assista aqui:
🎙️ agora fazemos parte do podcast O Nosso Futuro (in)Comum
a gente sabe que acompanhar a crise climática assim de pertinho pode gerar uma ecoansiedade daquelas, por isso, apresentamos o quadro “EcoAnsiolítico”, apresentado pela Vivi Noda pra compartilhar com vocês notícias e projetos regenerativos e que nos dão esperança.
ouça o primeiro episódio com nossa participação:
se você leu até aqui e se interessou por algum conteúdo específico, fique à vontade para me chamar no insta @vivinoda.
Ótima semana <3