bom dia que o sol nasceu e tá brilhando lá fora, não adianta vim nuvem ou vento que o sol continua lá firme e forte que nem a gente no foco e fé da regeneração curtindo carnaval sem glitter pq a gente já é iluminado.
hoje é o último dia de janeiro, parece que dá pra escrever um livro, como seria o nome do seu?
o meu seria “se eu errei, foi tentando acertar, então vou ter que viajar”. pode parecer que uma coisa não tem a ver com a outra, mas poderia ser um estilo de vida.
aliás, quem estiver em Florianópolis, deixei um convite ali embaixo.
to emocionada e queria que todo mundo que assina aqui fosse junto.
quem sabe um dia a gente faz o bloco regenerativo, todo mundo só pode se fantasiar de plantas que vão murchar e a gente vai fazer um grande ritual de compostagem, mas aí perderíamos as roupas? 👀
desculpa me empolguei.
que 2024 seja mais um ano de esperanças, projetos e novas conexões.
(essa introdução contém ironia, só tô explicando pra quem ainda não me conhece e ainda não sabe que eu tenho humor de quinta série)
🏋️♀️ nessa fase entre ano novo e carnaval:
12% dos frequentadores de academia fazem suas inscrições em janeiro, em comparação com uma média de 8,3% durante o resto do ano, ou seja, época que tem mais gente querendo se exercitar, e para isso, fiz uma lista rápida de 5 itens mais eco para se ter:
levar sua própria garrafa;
levar sua toalha e esquecer dos lencinhos descartáveis disponíveis na academia;
preferir por roupas com produção mais ecológica ou reutilizadas;
seja esporte indoor ou outdoor, use protetor solar, se possível, com ingredientes mais naturais, outra opção é usar roupas, bonés ou chapéus;
pré e pós treino com comidas orgânicas feitas em casa.
e se a gente não der conta de tudo isso, pelo menos fica como nossa meta.
💧bebeu água? não? tá com sede? festas privadas de carnaval são obrigadas a garantir acesso gratuito a água
o sol ta cada vez mais quente ou a gente ta cada vez mais desprotegido?
a camada de ozônio é como se fosse nosso protetor solar, e a gente tá simplesmente arrancando da pele conscientemente!
mas é carnaval, ninguém quer ouvir notícia ruim, né?
então se for pra festinha fechada, exiga sua água, e se for pra rolê aberto, leva sua garrafinha ou aqueles camelback que você não precisa nem ficar carregando. e bora!
🪇🥁🪘 quem vamos nos encontrar no bloco mais eco desse Brasil?
quem ainda não conhece o Marquito, deixo aqui a recomendação de olhar sua trajetória inspiradora e que dá exemplo de implementação da agroecologia através do poder público.
seu mandato organizou na cidade de Florianópolis, o bloquito regado a elementos naturais, abelhinhas e agroecologia!
é carnaval de ambientalistas como descreveu bem um amigo meu, então bora?
a concentração será às 15 horas na Lagoa da Chica e o cortejo se estenderá até a Praça das Areias., no Campeche.
O QUE? Bloquito - amor, ecologia e coisarada!
QUANDO? 04/02 (domingo), às 15h
ONDE? Na Lagoa da Chica - Florianópolis
🪲 cor é sinônimo de acasalamento, proteção e truques na natureza, não é a toa que a gente goste de festas coloridas.
algumas das cores que vemos em plantas e animais não são reais, chama-se coloração estrutural, um fenômeno que ocorre quando a luz interage com estruturas microscópicas nas superfícies e nos mostra cores, mesmo que não tenha pigmentos.
truques da evolução.
no mundo biológico, a grande maioria das cores é produzida por pigmentos — compostos produzidos por um organismo vivo que absorvem seletivamente certos comprimentos de onda de luz.
imagina se fôssemos uma sociedade desenvolvida o suficiente pra usar pigmentações e materiais naturais? glitter seria compostável!
👩🎤 brilhante mas decepcionante: os 5 efeitos ambientais do glitter
é microplástico que acaba até nos nossos oŕgãos
estressa o mar dificultando o crescimento até de algas
contamina resíduo e dificulta reciclagem
já foi proibido na europa pq é comprovado que polui tudo
dependendo de como seu glitter “biodegradável” seja feito, também pode ser prejudicial
a criatividade no carnaval conta muito mais do que brilho!
💚 ser humano faz parte do plano regenerativo: responsabilidade afetiva é o cortejo mais bonito
a gente precisa ficar se lembrando que em um ambiente onde há cultura de reviver, as relações humanas também merecem atenção.
não existe separação entre o que está acontecendo com o meio ambiente e o que está acontecendo com as nossas cabeças.
se preencher de otimismo e motivação para seguir a estrada da regeneração não é fácil, dá pra se distrair e se perder muitas vezes. o importante é lembrar que ainda existe essa possibilidade.
que esse ano seja de cooperação entre nós, e que nossas amizades se sintam acolhidas junto com a gente.
se é possível regenerar solo e reviver rios, também é possível reconstruir uma sociedade mais viva, igual e alegre.
✅ quer contar sobre sua marca aqui? manda um alô pra gente :)
🌱 A alternativa ao açaí que pode ajudar a preservar a Mata Atlântica; A juçara foi durante muitos anos mais conhecida por seu palmito, macio e saboroso, do que por ser uma palmeira típica da Mata Atlântica.
🦋 Colônia japonesa cria 'florestas de comida' no Pará e vira referência contra desmatamento; observando comunidades ribeirinhas e resgatando técnicas ancestrais japonesas, eles desenvolveram um método que privilegia a diversidade de espécies e produz alimentos o ano todo.
🌱 Novo selo atesta origem de produtos feitos por indígenas; Segundo a APIB, o selo é baseado na Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), instituída em 2012, que prevê a identificação de procedência étnica e territorial da produção dos povos e comunidades indígenas.
🌱 Cacique é premiada por aliar produção e conservação na Amazônia; Katia Silene, de 54 anos, lidera uma das 27 aldeias que a reserva abriga, na qual vivem 85 indígenas de 23 famílias da etnia Gavião da Montanha, dedicadas principalmente à coleta, produção e venda de castanhas e de pescado, mel e frutas.declínio cognitivo.
🔥 Como o negacionismo climático se renova nas plataformas; negar o aquecimento global tornou-se insustentável, e agora os negacionistas buscam minar, por meio da desinformação, a reivindicação de políticas para o clima.
🔥 O que o frio extremo nos EUA tem a ver com o aquecimento global; A principal hipótese defendida pelo grupo é que o atual aquecimento do Ártico tem enfraquecido a corrente de jato polar, permitindo o escape do ar dos polos para as médias latitudes.
🔥 Mudanças climáticas foram 'principal' fator para seca recorde na Amazônia. o que isso significa para o futuro da floresta?
🎙️ agora fazemos parte do podcast O Nosso Futuro (in)Comum
No Brasil, circulamos entre temperaturas extremas e tempestades e a promessa de liderança no setor das energias renováveis! Mundo afora, um estudo da Agência Internacional de Energia aponta que 2023 foi o ano de uso máximo dos combustíveis fósseis; em outras palavras, o consumo de combustíveis fósseis deve diminuir já a partir de 2024!
ouça o primeiro episódio do ano com nossa participação:
se você leu até aqui e se interessou por algum conteúdo específico, fique à vontade para me chamar no insta @vivinoda.
Ótima 2024 <3