águas de março: é promessa de vida | news #12
primeira certificação de água pretende descentralizar a responsabilidade e inspirar uma mudança coletiva.
água é a primeira coisa que vem à minha cabeça quando eu penso em relaxar, é na abundância de água - do mar ou de rio - que consigo mergulhar como se eu não precisasse tocar o pé no chão.
é se deixar levar pelo fluxo natural.
onde quer que você esteja lendo isso, desejo que essas palavras cheguem até você como um lembrete de boas memórias que você tem da sensação de poder nadar sem ter hora para acabar, se sentindo parte de uma imensidão mais densa que o ar, onde o sol toca todos os dias, mesmo quando as nuvens também querem se fazer presentes.
falando em grandeza, da imensidão da criatividade feminina, surgem movimentos geniais de regeneração. hoje vou te contar a história da primeira certificação de qualidade de água do Brasil, talvez, do mundo.
são as águas de março fechando o verão, com promessa de vida nesse mundão.
imagine uma comunidade que, ciente da fragilidade de suas fontes de água, decide adotar a certificação participativa. nesse contexto, as famílias se unem para criar acordos de preservação específicos para as nascentes locais.
além disso, essas famílias se tornam um grupo de aprendizado, trocando conhecimentos e recursos. esse pode ser um exemplo para outras comunidades. vou te contar tudo aqui, mas antes…
você sabe o que é certificação participativa?
(usamos como exemplo a certificação participativa da agricultura orgânica porque é ainda o único modelo que temos hoje)
resumindo e usando o que já temos de experiência, a agricultura orgânica, a certificação participativa é quando pelo menos 3 famílias se juntam para criar a auto gestão que garante o cumprimento dos acordos estabelecidos, e mais do que isso, é o encontro entre grupos que trocam materiais, compram insumos juntos e aprendem com os erros e acertos um do outro.
poderíamos dizer também que um fiscaliza o outro, mas estaríamos diminuindo a apenas uma relação de desconfiança.
no Brasil, a maior certificação participativa que existe é a Rede Ecovida que começou no sul do país e hoje já tem:
então o que seria uma certificação participativa para preservar água de qualidade?
para contar mais sobre essa ideia, convidei a Ju uma das fundadoras da Plante Água, um empreendimento socioambiental que se iniciou em Piracanga - uma comunidade permacultural na Bahia.
desde o feitio de produtos biodegradáveis até a criação do Templo das Águas, essa iniciativa busca sensibilizar e educar sobre o cuidado vital das nossas fontes hídricas.
conheça a iniciativa que pretende descentralizar a responsabilidade do cuidado da água e inspirar uma mudança coletiva, leia a entrevista completa aqui:
não deixe de compartilhar ou comentar com seus amigos sobre boas notícias!
🫕 o cara do ifood falou que daqui dez anos, ninguém vai mais cozinhar..
e antes de começar a falar sobre isso, 3 pontos:
1. tem realmente cada vez mais gente que não cozinha e que até mesmo vive em apartamentos sem fogão, mas não é a realidade brasileira.
2. não dá pra ir contra a tecnologia, hoje por exemplo, tem gente que não tem carro porque existe Uber.
3. a gente pedia delivery antes de existir ifood, então não vamos demonizar esse serviço.
MASSSS LEIA MAIS AQUI:
foi descoberta uma queda de 69% da população de animais selvagens no planeta entre 1970 e 2018, e como a redução da biodiversidade nos afeta?
tá procurando jobs? 💸💰
o Instituto Mamirauá é um dos centros de excelência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável para a conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida da população amazônica, e eles estão contratando para o cargo de técnico de nível superior - analista de inovação e pesquisa. boa sorte!
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: Contratação de 1 consultor para fornecer subsídios e elaborar uma proposta de estratégia nacional para estimular a ampliação da disponibilização de bioprodutos no mercado, com o uso da biomassa e da biodiversidade brasileira, por meio do estabelecimento de biorrefinarias no Brasil. Saiba mais sobre a vaga
Contratação FGV – apoio ao Plano de Transformação Ecológica
A FGV está contratando consultores para apoiar o Plano de Transformação Ecológica do governo federal nas seguintes áreas:
• Consultor(a) sênior em Finanças Sustentáveis
• Consultor(a) sênior em Adensamento Tecnológico do Setor Produtivo
• Consultor(a) sênior em Uso do Solo e Sistemas Agroalimentares
• Consultor(a) sênior em Transição Energética
• Consultor(a) sênior em Economia Circular
• Consultor(a) sênior em Infraestrutura e Adaptação à Mudança do Clima
O PDF contém a descrição de cada vaga. Currículos devem ser enviados para wagner.boas@fgv.br com indicação da(s) vaga(s) à qual o/a candidato/a tem interesse.
Encorajamos candidaturas de mulheres, pessoas negras, indígenas, PcDs, trans e todos(as) aqueles(as) que contribuem para a pluralidade de experiências e conhecimentos.
🌱 'Achar que é tarde demais só leva a não fazer nada': o otimismo de pesquisadora de Oxford diante da emergência climática; Hannah Ritchie é autora do livro 'Not the End of the World', em que ela apresenta dados que a deixam otimista em relação às mudanças climáticas
📚 A escola os ensinou sobre crise do clima. Eles salvaram vidas; Aulas sobre eventos extremos ajudam comunidade a se proteger em Pernambuco e reforçam importância de educação climática
🌳 Como evitar o ‘ponto de não retorno’ na Amazônia; Estudo liderado por brasileiros e publicado na Nature afirma que floresta pode atingir até 2050 limiar capaz de desencadear transformações irreversíveis. Cientistas listam medidas para evitar cenário
🇫🇷 França implementa ‘compostagem obrigatória’ em todo o país; Legislação pioneira no mundo determina que todos os resíduos orgânicos tenham separação e destinação mais sustentável
♻️ Europa investe na reciclagem de baterias de carros elétricos; bloco tem no reaproveitamento um meio de se livrar de dependência das matérias-primas importadas da China e de tornar esses itens mais sustentáveis.
🔥 Disponibilidade de água no Brasil pode ser reduzida em 40% até 2040, diz relatório da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ANA; Na região Sul, ao contrário das demais, há uma tendência de aumento da disponibilidade hídrica de até 5% até 2040.
☢️ The Fraud of Plastic Recycling; How Big Oil and the plastics industry deceived the public for decades and caused the plastic waste crisis
o primeiro bloco de carnaval agroecológico aconteceu em Floripa:
uma grande festa de comemoração pra quem acredita que a produção de alimento pode ser da abundância, do cuidado com o solo e da geração de renda justa entre os produtores.
🎙️ tem episódio novo no O Nosso Futuro (in)Comum
Essa semana foi publicado um estudo fresquinho alertando que a Amazônia pode atingir o ponto de não retorno até 2050. Tempos sombrios; aliás, nada de tempos sombrios nem de estudo fresquinho não, tempos de sol a pino e desertificação! Além disso, na política institucional brasileira seguem as articulações contra o meio ambiente.
ouça aqui:
se você leu até aqui e se interessou por algum conteúdo específico, fique à vontade para me chamar no insta @vivinoda.
Ótima semana <3