Cacau: da crise à regeneração
primeiro clube de assinatura de chocolate focado no produtor existe! e tem presente ein <3
apresento a vocês o cacauzito, protetor da floresta desenhado por @afernandahorta.
reparem no super poder de lançamento de sementes com sorriso maroto flertando com o sol <3
bom, a páscoa passou, mas a vontade de comer chocolate, não.
por isso, fizemos uma entrevista exclusiva/colab com a Cacau Clube e um cupom que você ganha 4 barras de chocolate.
hoje vamos falar do seu ingrediente principal, o cacau!
enquanto muita gente ainda acha que o melhor chocolate vem da Suíça ou da Bélgica, presenciamos o momento em que o Brasil se destaca com chocolates mais cacauzudos e regenerativos do que em qualquer parte do mundo.
então pega seu cafézin que casa tão bem com um chocolatinho, e um bom dia.
Ao olharmos para o futuro, vislumbramos não apenas as plantações de cacau, mas ecossistemas regenerados, biodiversidade preservada e comunidades prosperando. O cacau, além de sua qualidade intrínseca, é uma ferramenta eficaz na redução da pressão do desmatamento, na remoção do carbono e na promoção do equilíbrio ambiental.
Trecho da matéria da Um Só Planeta escrito por Ricardo Gomes e Vinicius Ahmar
Brasil já é autosufiente em cacau?
Para consumo interno, sim!
Segundo a presidente Vanusa Barroso da Associação Nacional dos Produtores de Cacau, em 2023 foram colhidos 290 mil toneladas, sendo o Pará o estado com mais produção.
A questão é: há espaço para crescer mais remunerando melhor os trabalhadores e regenerando as florestas?
O renascer do cacau brasileiro — agora sustentável e na novela da Globo
O Brasil tem capacidade para ampliar sua produção. O potencial é grande: estima-se que existam hoje 160 milhões de hectares de áreas de pastagens que poderiam ser restauradas com sistemas agroflorestais com cacau.
Além disso, o cultivo do cacau em SAFs atua como um aliado na conservação da biodiversidade, ao contribuir na formação de corredores ecológicos e preservar ecossistemas naturais.
'Cabruca' - o manejo que regenera - citada na novela Renascer começou há mais de 300 anos
“O manejo do cacau se dá pela principalmente pela cabruca, que é um sistema agroflorestal onde os pés de cacau crescem à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica.
Desta forma, a cultura do cacau – que é um fruto delicado que precisa de sombra e umidade para crescer – aparece como um grande aliado à proteção da mata nativa. A cabruca, que tem esse nome vindo da linguagem dos cacaueiros que era de “vem cá brocar a mata”, tem seus pré-requisitos: precisa ter ao menos 20 espécies de árvores nativas por hectare, conforme decreto estadual da Bahia.” disse Renan Akashi, fundador da Cacau Clube durante nossa entrevista a seguir.
não deixe de compartilhar ou comentar com seus amigos sobre boas notícias!
👀 Mas peraí, chocolate está virando artigo de luxo?
Só no mês de março, os preços do cacau no mundo todo subiram 25%.
Se compararmos no ano a ano, o aumento foi de 215%.
As plantações na Costa do Marfim, Gana, Camarões e Nigéria estão passando por crises de produção — e responsáveis por 75% da produção mundial de cacau.
Agora é a hora do Brasil se tornar um grande produtor mundial, e ainda dar exemplo de agricultura regenerativa.
🍫 Produção de cacau em áreas da Reforma Agrária gera novos sabores e regeneração do bioma
A cultura do cacau tem mudado a vida dos/as trabalhadores/as Sem Terra em vários assentamentos de Reforma Agrária do MST, nos estados da Bahia, Rondônia e Pará. Isso ocorre, pois além de viabilizar a renda das famílias com a produção do fruto do cacau e seus derivados, ao mesmo tempo também possibilita recuperação de áreas degradadas com o plantio de árvores.
E esse apenas um exemplo entre tantas outras terras focadas no cultivo do cacau e na preservação do solo e cultura local.
A gente aprendeu a dar valor para o cacau e continuamos batendo na tecla do manejo regenerativo porque já passamos por poucas e boas.
Já ouviu falar na vassoura de bruxa?
O documentário abaixo é um registro histórico da introdução da doença vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau da Bahia que quase dizimou a produção.
Um filme de Dilson Araújo.
Mas além do chocolate, para que mais serve o cacau?
O cacau é usado para outros fins também, como:
Nibs
Cacau em pó
Manteiga de cacau
🇫🇷 Lula e Macron anunciam programa de R$ 5,4 bi para bioeconomia na Amazônia; Declarações assinadas em Belém (PA) também reforçam compromisso com combate à mudança do clima
🇧🇷 Emmanuel Macron homenageia cacique Raoni e anuncia Apelo de Belém; Líder indígena foi condecorado com a Ordem Nacional da Legião de Honra, maior condecoração do governo da França.
🌳 Comunidades tradicionais atuam na defesa da maior floresta de manguezais do planeta; Ecossistema na amazônia, pressionado pela pesca predatória, é essencial para subsistência da população da costa norte do Brasil.
🌱 O plano de criar corredores ecológicos no Pantanal; Lei sul-mato-grossense prevê conectar a vegetação em paisagens naturais. Ambientalistas veem iniciativa como fundamental para resguardar a biodiversidade, economias e culturas humanas.
🔎 Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental; Ação integra Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa.
🐜 Manejo comunitário e familiar na Amazônia: a floresta em pé; Priorização na agenda de bioeconomia é meritória e necessária, mas é tardia e deve evoluir para considerar populações tradicionais.
✅ Sustentabilidade é uma das prioridades da Geração Z, diz Meta; Pesquisa com geração nascida a partir de 1995 mostra que a sustentabilidade e o autoconhecimento estão no centro das decisões.
⚠️ Ainda não vi plano no Brasil para petróleo bancar transição energética; Secretária de Mudança do Clima diz que combustíveis fósseis exigem debate maduro no país e que tempo é maior inimigo do planeta.
⚠️ "A fome é criada antes de a temperatura subir"; Em entrevista, ativista indiana Vandana Shiva defende o conhecimento dos povos originários e a soberania alimentar como forma de combater as mudanças climáticas e o aumento dos preços dos alimentos.
⚠️ 1 bilhão de refeições vão para o lixo todos os dias; Alimentos são desperdiçados em todo o mundo; confira o novo relatório da ONU.
Arquitetura sustentável abre portas para muitos jeitos de pensar, agir, decidir e sonhar.
O escritório de arquitetura sustentável Gera Brasil acaba de finalizar seu processo de mentoria de negócios regenerativos com Viviane Noda, acompanhe seu trabalho aqui.
se você leu até aqui e se interessou por algum conteúdo específico, fique à vontade para me chamar no insta @vivinoda.
Ótima semana <3